Financiamento de Projectos Culturais

Curso | Financiamento de Projectos Culturais através de Patrocínio, Mecenato e Crowdfunding

  • Conteúdos Programáticos

I
Introdução, diferenças e semelhanças entre Patrocínio e Mecenato
Definições gerais de Marketing
Marketing Cultural vs. Marketing da Cultura
II
Os Mercados da Cultura (visão sistémica)
As Formas e os principais objectivos de Marketing Cultural das
empresas sob patrocínio e mecenato
Caso Estudo 1 (Vídeo + análise + questões)
O Patrocínio como ferramenta de marketing cultural
A proposta (caderno/projecto) de patrocínio
Avaliação ex-ante e ex-post
III
Caso Estudo 2 (Grelha de análise – perspectiva do patrocinador)
Falhas e Atributos essenciais
O Mecenato Cultural
Mecenato Cultural de empresa – conclusões de um estudo
Legislação e procedimentos do processo de mecenato
IV
CrowdFunding: uma nova lógica de financiamento através das
multidões (crowd).

  • Enquadramento e objectivos da formação

O financiamento de projetos culturais é uma das componentes essenciais a uma boa execução dos mesmos, pois, sem uma efectiva existência de recursos financeiros torna-se impossível fazer cumprir adequadamente as atividades programadas.
Um dos princípios fundamentais da captação de recursos é a sua diversidade de fontes, de entre das quais salientamos as receitas próprias, os financiamentos públicos diretos (apoios e subsídios) e indiretos (mecenato) ou o financiamento privado.
Como todos sabemos o financiamento público é insuficiente para a realização dos diversos projetos culturais dinamizados por diversas entidades culturais em múltiplas escalas: internacional, nacional ou local. Assim, a oportunidade atual para a realização desta ação de formação prende-se com a necessidade de encontrar formas estratégicas de financiamento complementares e diversas.
O que propomos com este seminário é uma abordagem teórico-prática à angariação de financiamento privado através de duas ferramentas de comunicação distintas: o Patrocínio e o Mecenato. E uma outra possibilidade mais recente: o Crowdfunding.
De facto, só é possível concretizar uma proposta de patrocínio/mecenato se previamente existir a capacidade de analisar as necessidades e objetivos de marketing cultural das empresas e das marcas. Para tal é preciso abandonar as conceções caritativas com que se encara o patrocínio/mecenato, e compreender que as empresas privadas não têm a obrigação de “dar dinheiro”, mas que podem ser parceiras no desenvolvimento cultural com responsabilidade social, financiando projetos que por sua vez possam ser também eles úteis aos objetivos comerciais empresariais.

  • Competências que os formandos devem desenvolver através desta acção de formação:
  • Pesquisar as empresas/marcas mais adequadas ao projecto cultural
  • Analisar as formas e estratégias de marketing cultural
  • Identificar qual a melhor opção entre patrocínio e mecenato no caso concreto do seu projecto cultural
  • Inventariar os activos possíveis relacionados com o projecto cultural
  • Elencar e segmentar as contrapartidas a negociar com os patrocinadores
  • Organizar e redigir uma proposta de patrocínio ou mecenato
  • Negociar e contratualizar a proposta final
  • Redigir um relatório final
  • Identificar e cumprir com os procedimentos legais relativos ao mecenato

Público-Alvo: Entidades culturais públicas, organizações culturais privadas: associações, cooperativas, fundações, etc. Estudantes e todas as pessoas interessadas em obter informação sobre Financiamento de Projetos Culturais através de Patrocínio, Mecenato e Corwdfunding.

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