Objectivo: Dotar os participantes de conhecimentos, metodologias e ferramentas apropriadas à elaboração de projectos culturais nas suas diversas componentes.
Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações. Artistas, criadores, produtores, estudantes e todas as pessoas interessadas em desenvolver projectos culturais em diversas áreas/sectores.
Metodologia: As sessões serão fundamentalmente divididas por uma componente teórica e de trabalho em grupo, com recurso a “casos de estudo” e exercícios, Encoranjando-se os participantes a desenvolverem um ante-projecto.
Materiais Pedagógicos e certificado: Será entregue um Manual completo do curso (80 páginas), bem como certificado de participação no curso. É igualmente disponibilizado o acesso online a documentação complementar em formato digital sobre Elaboração de projectos culturais e Marketing da Cultura.
- Conteúdos programáticos
Introdução: O que é um projecto ?
A abordagem sistémica
Pensamento estratégico e inovação
A ideia inicial/Brainstorming/Esboço do Projecto
As Fases e as Tarefas:
1. Emergente
2. Esboço
3. Anteprojecto
4. Dossier de Projecto
5. Produção/Execução
As componentes do Projecto:
Finalidade, Objectivos e Estratégia
Análises e Diagnósticos
Ferramentas de Comunicação e Marketing da Cultura
Fontes de Financiamento (subsídios, apoios, patrocínio,mecenato)
Orçamento Previsional