Elaboração de Projectos Culturais

Objectivo: Dotar os participantes de conhecimentos, metodologias e ferramentas apropriadas à elaboração de projectos culturais nas suas diversas componentes.

Destinatários: Organizações culturais públicas ou privadas: associações, cooperativas, fundações. Artistas, criadores, produtores, estudantes e todas as pessoas interessadas em desenvolver projectos culturais em diversas áreas/sectores.

 Metodologia: As sessões serão fundamentalmente divididas por uma componente teórica e de trabalho em grupo, com recurso a “casos de estudo” e exercícios, Encoranjando-se os participantes a desenvolverem um ante-projecto.

 Materiais Pedagógicos e certificado: Será entregue um Manual completo do curso (80 páginas), bem como certificado de participação no curso. É igualmente disponibilizado o acesso online a documentação complementar em formato digital sobre Elaboração de projectos culturais e Marketing da Cultura.

 

  • Conteúdos programáticos

Introdução: O que é um projecto ?

A abordagem sistémica

Pensamento estratégico e inovação

A ideia inicial/Brainstorming/Esboço do Projecto

As Fases e as Tarefas:

1. Emergente

2. Esboço

3. Anteprojecto

4. Dossier de Projecto

5. Produção/Execução

As componentes do Projecto:

Finalidade, Objectivos e Estratégia

Análises e Diagnósticos

Ferramentas de Comunicação e Marketing da Cultura

Fontes de Financiamento (subsídios, apoios, patrocínio,mecenato)

Orçamento Previsional

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s